top of page

Entre o turismo e o humor


O Ceará se consagra pela beleza de seu litoral, mas também pela hospitalidade e pelo humor de seu povo. Assim, a chamada terra da luz, também se consagra como a terra do riso. Humoristas daqui ficaram famosos pelo Brasil, como Renato Aragão, que nasceu em Sobral, interior do Estado, e ficou conhecido como Didi da série Os Trapalhões, e Chico Anysio, cearense nascido em Maranguape, que criou mais de 200 personagens e tirou gargalhadas do Brasil inteiro.


Esta característica que parece nata do cearense fez surgir um mercado: hoje existem várias casas especializadas em shows com humoristas. Uma delas é a Lúpus Bier, que recebe turistas o ano todo, em todos os dias de funcionamento. O empresário e dono da casa, Lissandro Turati é um gaúcho que se apaixonou pelo Ceará na primeira visita. Há 14 anos no mercado, ele cobra R$ 34,90 reais por um pacote de show que inclui alimentação. Segundo Turati, às terças e na alta estação, o público é formado principalmente por turistas, mas nos outros dias recebe também público do Ceará.


Com um casting que inclui humoristas consolidados nacionalmente, são oferecidos três shows por noite. Segundo Lissandro, o humor agrega valor a toda à estrutura do turismo. “O mercado do humor é muito regional, nós vemos que nós só temos os humoristas que se firmaram no Ceará. Hoje, quando o turista vem pra cá, ele já sabe que vai ter locais que tem humor, é diferente de você ir pra outros estados, é uma coisa muito particular daqui.”, declarou.


No dia em que esta reportagem foi feita, a casa abriu por volta das sete horas da noite e rapidamente ficou cheia. Com turistas do Brasil inteiro, muitos vinham com amigos e aguardavam ansiosamente o show. Como era o caso das amigas Maria José Maus e Cléia Vinagre, de Belém do Pará, que visitavam Fortaleza pela sexta vez e já antecipavam que pretendiam voltar. “A gente ouvia falar muito bem do Ceará, quando visitei da primeira vez vi que o povo era muito hospitaleiro, as praias muito bonitas e a gente sempre vem nas casas de show, não só aqui, mas nas outras também.”, afirmou Maria José.


Um dos humoristas que fazem show é Hiran Delmar, conhecido por seu personagem “Coxinha”, do programa Nas Garras da Patrulha, da TV Diário. Além dele, uma das humoristas mais cotadas é a Rossicléia. Conhecida nacionalmente, já fez show no Brasil inteiro e em inúmeros programas na televisão. Foi em meio a um dos programas, que o casal Carlos e Conceição Metta conheceu a humorista. “A gente conhece pela TV e veio por pacote de viagem. É a primeira vez que estamos aqui.”, disse a turista do Paraná.


Valéria Vitoriano, que interpreta a personagem Rossicléia há 27 anos, recebeu a reportagem em seu camarim. Simpática e atenciosa, ainda estava descaracterizada. A humorista explicou que não segue roteiro, improvisa de acordo com a liberdade que a plateia dá, é da própria plateia que tira as piadas. “O meu show eu uso muito interatividade, eu faço muita plateia, então nenhum show é igual ao outro. Eu posso ter um fio condutor, vou de acordo com o que a plateia tá gostando ou não tá gostando. Vai muito de público e idade também.” Ela diz que sua bagagem é totalmente empírica, e faz humor a toda hora.


Valéria sente-se prestigiada em ser reconhecida por seu trabalho e pelo fato de sua personagem Rossicléia ser tão bem aceita, mas afirma que o grande responsável pelo Ceará ser a terra do humor é o próprio cearense. “Eu me sinto muito prestigiada por me darem essa chancela de patrimônio, mas o cearense é o responsável por fazer o Ceará como terra do humor. É o cearense que traz os turistas. O Cearense é muito humorista. Um povo que vaia um sol na Praça do Ferreira, que elege um bode como vereador, que manga do outro, que gosta de uma galhofa. A imagem do cearense de bem com a vida, mesmo com suas mazelas.”


A turista de Belo Horizonte Alessandra Rocha, veio ao Ceará com um grupo de 32 pessoas em busca deste povo bem humorado. “Essa cidade é maravilhosa, um povo acolhedor e feliz. Pretendo voltar sim e trazer outros amigos.” declarou a turista na mesa cheia de turistas.



bottom of page