top of page

Esportes e negócios à beira mar



Lugar de grande concentração de atividades esportivas, a avenida Beira-Mar atrai praticantes de diferentes esportes. Por dia, recebe mais de 17 atividades físicas diferentes nos seus oito quilômetros de extensão, do total de25 quilômetros de toda a orla de Fortaleza.


Além das já consagradas modalidades esportivas, a orla também tem academias ao ar livre que foram construídas e reformadas, atendendo aos amantes de musculação e proporcionando variedade para os praticantes.


Para Silvânia Prado, dona de casa e "aluna" na academia ao ar livre, o estímulo proporcionado pela implantação do espaço na orla a fez entrar para o “mundo saudável", afirma iniciando mais uma série de exercícios nos aparelhos da academia.


A educadora física Kris Oliveira percebeu no crescimento da procura de atividades físicas uma chance para o empreender. Foi então que resolveu montar um grupo de treinamento funcional à beira da praia, com diversas atividades na areia, como o TRX Suspension Training, prática em que o corpo fica suspenso durante toda a série de exercícios; o Kettlebell, espécie de bola de ferro que auxilia nos exercícios de força e resistência e a escada horizontal, atividades antes encontradas apenas em academias, destaca a educadora, hoje com mais de 40 alunos.


A Beira-Mar tornou-se também centro de treinamento de algumas assessorias esportivas. Hoje são encontradas cerca de 120 em Fortaleza, segundo a Associação de Assessores Esportivos de Fortaleza. A grande maioria é especializada em corrida de rua, mas também existem outras categorias. E, por ser um local público, algumas assessorias usufruem da Beira-Mar para realizar o treinamento.


Da orla para o mar


Emerson Gonçalves percebeu que poderia reunir o esporte com o lazer e investiu no aluguel de patins, skates e bicicletas diferenciadas, auxiliando os iniciantes na arte de andar sobre rodas. Para ele, ensinar os iniciantes é gratificante pois, como amante dessa arte, gosta quando mais adeptos deste esporte surgem, principalmente nas épocas de mais movimento na Beira-Mar. “Durante as férias de janeiro e julho muitas pessoas procuram nosso serviço. Aos finais de semana, principalmente, fica lotado. Praticamente todos os equipamentos são alugados", ressalta Emerson.


A variedade no número de esportes praticados na orla da Beira-Mar não agrada a todos. Para Cleiton Melo aavenida possuía maior liberdade para o passeio e a famosa "caminhada", esporte praticado por ele. "Hoje tenho que andar me desviando dos skatistas e pessoas de patins, além de reclamar constantemente com aqueles que andam de bicicleta na calçada, onde é o lugar dos pedestres. Apesar de existir sinalização, as pessoas não cumprem e acabam colocando em perigo aqueles que não têm nada a ver com a situação", destaca Cleiton.


As atividades também chegam ao mar com locadoras de equipamentos de esportes marítimos, como wind surf,stand up paddle, o surfe em pé, e caiaque. Na orla existem duas empresas que trabalham com estas modalidades. Ambas possuem instrutores para auxiliar na prática dos esportes. Antes de alugar o equipamento, eles exigemassinatura de um termo de responsabilidade em que o consumidor se compromete a seguir as recomendações dadas pelos instrutores. O preço do aluguel muda de acordo com a modalidade, no caso do stand up paddle, a hora praticada custa em torno de R$ 35,00.


Mesmo com diferentes opiniões acerca do assunto, é unânime o crescimento do número de esportes na avenida, que a torna um dos centros esportivos de Fortaleza. Com cerca de 15 modalidades diferentes de esportes, cada dia uma nova surge. Futebol de areia, vôlei, Le Parkour, stand up paddle, entre muitos outros. Qual escolher?





bottom of page